IGARASSU

Bem no litoral, Igarassu foi o primeiro espaço escolhido por Duarte Coelho para estabelecer-se na capitania que recebeu do rei Dom João III, de Portugal. Era o ano de 1535 quando ele lançou as bases do que hoje é considerada a mais antiga construção religiosa do Brasil, a Igreja de São Cosme e São Damião. Entretanto, Duarte Coelho não permaneceu muito tempo naquela localidade, habitada pelos Caeté, com os quais manteve luta para deixar claro os limites entre a sua capitania e a de Pero Lopes de Sousa, a Capitania de Itamaracá. No ano de 1537 criou a Vila de Igarassu, palavra que significa “canoa Grande” e, possivelmente foi dita pelos caeté surpresos com o tamano das naus portuguesas que aportaram ali pela primeira vez. As perturbações com os índios e com os colonos de Itamaracá, levaram Duarte Coelho a decidir-se ir mais para o sul, e então estabeleceu-se em Olinda.

Embora parte dos colonos tenha ido para Olinda, o núcleo da primeira povoação brasileira cresceu, tendo vencido uma epidemia no ano de 1675, sob a proteção de São Cosme e São Damião, enquanto Olinda e Itamaracá sofreram muitas mortes. A vila de Igarassu recebeu frades franciscanos que, em 1585, iniciaram a construção do Convento dedicado a Santo Antonio. Neste convento ficaram protegidos alguns dos partticipantes da Revolução Praieira de 1848. Mas, é importante lembrar que no convento Santo Antonio  está guardada uma das mais belas coleções de quadros sobre o período em que o Brasil foi colônia de Portugal. Aliás, este é um bom motivo para viajar e conhecer Igarassu e sua pinacoteca.

Quando ocorreu a anexação da Capitania de Itamaracá à Capitania de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá ficou como distrito de Igarassu como o nome de Vila do Pilar. Também Itapissuma era distrito de Igarassu.  Com o nome de Chã de Estevan, Araçoiaba também foi distrito de Igarassu. Localizado a cerca de trinta quilômetros ao norte do Recife, o município de Igarassu tem quase 103 mil habitantes. Além dos encantamentos fornecidos pela arquitetura histórica da cidade, Igarassu tem as belas praias da Coroa do Avião, Praia da Gavoa. Praia do Capitão ou do Mangue seco, e a Praia dos Marcos, onde se encontra o marco que separa as capitanias de Pernambuco e Itamaracá, no Canal da Santa Cruz.

Igarassu é produtor de abacate, Castanha de Cajú e Coco da Baía, Limão, Mamão, Maracujá e Manga. Além disso ainda produz abacaxi, Cana de açúcar, Fava e Milho.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igarassu

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Texto escrito por Severino Vicente da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *