CENTRO HISTÓRICO DE IGARASSU

 Um dos lugares mais bonitos de Pernambuco é o Centro Histórico de Igarassu, localizado no Centro da cidade, Chama atenção a Igreja de São Cosme e São Damião, que é a mais antiga igreja católica construída no Brasil. O despojamento interno e externo da Igreja nos dá ideia das dificuldades dos primeiros colonos portugueses quando aqui chegaram. A  beleza dessa construção religiosa é realçada pela cosntrução ao lado, o Convento do Sagrado Coração de Jesus, construído em 1742, pelo padre Malagrida, um missionário jesuíta que o construiu para ali recolher crianças abandonadas. Aliás nesse convento cheio de quadro belos, ainda pode ser visto uma Roda dos Expostos. Outro monumento do Centro Histórico de Igarassu é  o Convento de Santo Antônio, cuja construção teve início em 1588. Defronte o Convento há um cruzeiro de Pedra, símbolo da ação dos missionários dos séculos iniciais da formação do Brasil. O prédio onde hoje funciona a Câmara Municipal de Igarassu foi a antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública, também foi construído no século XVIII.

Outras construções que podem ser admiradas nesse espaço histórico são as Igrejas de Nossa Senhora do Livramento, padroeira do comércio, construída em 1774 a capela de São Sebastião, de 1735. Há também a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e, já fora desse espaço urbano do tempo colonial, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Ao redor dessas construções podem ser vistas as antigas residências que formam o belo casario que apresenta as mudanças arquitetônnicas desde o século XVI até p século XIX.

O rio que demarcava o antigo espaço urbano é o Rio São Domingos e, sobre ela foi construída uma ponte que, no século XVIII era de madeira mas, no século XIX foi reconstruída com reforço de Ferro.

O Centro Histórico de Igarassu é um monumento físico de nossa memória, quando o contemplamos podemos entender como era a vida de nossos antepassados e de como eles construíram esse monumento que é a nossa história.

Texto escrito por Severino Vicente da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *