CAMUTANGA

Localizada bem no norte da Zona da Mata, fazendo limite com a cidade paraibana de Juripiranga, Camutanga tem seu nome ligado as indígenas que ali viviam antes da chegada dos europeus. Eram conhecidos como Comum A Tanga, que é uma referência a um tipo de Vespa pu mesmo a um Papagaio de cores variadas. Uma outra origem para o nome da cidade viria de Caanga, também uma palavra tupi-guarani, que significa Marimbondo.

Considerando a linha divisória das capitanias criadas por Dom João III de Portugal, o território que hoje forma o município de Camutanga, criado em dezembro de 1963 e estabelecido a 8 de março de 1964, fazia parte da Capitania de Itamaracá. Antes de ser município, no ano de 1911, Camutanga  era povoado de Ferreiro, então distrito de Itambé. Quando ocorreu uma modificação territorial no ano de 1950, Camutanga já aparece como Distrito de També.

O Censo de 2010 informa que a população é de 8 156 habitantes, com 20 escolas que atendem cerca de 2600 estudantes, e cerca de 14º0 professores que atuam desde a Pré-escola até o Ensino Médio. A economia do município gira principalmente em torno da Usina Central Olho d’Água, mas também aparece como uma agricultura produtora de abacate, coco, banana, laranja, manga, feijão, milho.

Camutanga vem assistindo o crescimento do povoado de Olho D’Água e a sede está formada pelo bairros de Alto Santa Terezinha, Centro, Mutirão, Rua Nova e Vila do Clube. A feira livre é um local a ser visitado por conta da oferta de produtos artesanais da região.

Quanto à religiosidade, Camutanga tem forte laços com o cristianismo, especialmente o catolicismo, pois existe referência a uma capela datada de 1877 que foi demolida em 1909 para a ereção do atual templo, que sofreu algumas perdas nas décadas de 60 e 70 do século passado. Apenas no ano de 2010 é que Camutanga passou a ser Paróquia,com a invocação de Nossa Senhora do Rosário.

Assembleia de Deus, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Congregação Cristã do Brasil  são outras manifestações do cristianismo na cidade. Mas o Kardercismo e o Candomblé também estão presentes na vida de Camutanga.

Importante  instituição da cidade é o Colégio Monsenhor Júlio Maria, que vem atendendo a juventude camutanguense desde 1969.

Fontes: IBGE, Wilkipédia ,Camutanga news

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *