Escada

Situada cerca de 60 quilômetros da capital está localizada a cidade que viu nascer Cícero dias. Escada é uma cidade cuja história nos leva para o  período logo após a expulsão dos holandeses. Quando os holandeses invadiram Pernambuco, de certa maneira eles empurraram a população para o interior. Foi assim que, em torno de 1680, os padres da Congregação do Oratório, que habitavam o Convento da Madre de Deus, subiram o Rio Ipojuca para cumprir a missão que receberam: recolher as tribos Meriquitos, Taibares e Potiguares que viviam na região para viverem na aldeia de Nossa Senhora de Escada de Ipojuca. Os padres orientaram os índios a construir um oratório dedicado a Nossa Senhora da Apresentação e, como a igreja ficava no alto de um morro, construíram uma escada, o que veio a dar origem ao nome atual.

O povoado de Nossa Senhora de Escada cresceu de tal maneira que em 1786 foi feito Distrito do Cabo. No de 1854 foi feito Vila e, em 24 de maio de 1873 foi desmembrado do Cabo, se tornando cidade e sede do Município. Atualmente, Escada está formado por dois distritos: Escada e Frexeira. O município de Escada tem mais de 63 mil habitantes.

Situada na regiãoda Mata Meridional, os dados econômicos mostram que 37% da riqueza de Escada está ligada à produção industrial, mas tem importância a Pecuária e a agricultura permanente da Banana e do Maracujá, além do cultivo do abacaxi, Cana de Açúcar e mandioca.

Quem visita Escada logo percebe a influência dos senhores de engenhos, inclusive a do Barão de Suassuna, que residiu nos engenhos Limoeirinho e Limoeiro Velho. No centro da Cidade é marcante a visão do Engenho Sapucaji e a Ponte do Atalia. Os amantes da pintura pernambucana devem visitar o engenho Jundaí, onde nasceu o pintor modernista Cícero Dias que, mesmo vivendo maior parte de sua vida em Paris, sempre guardou na memória e nos seus pincéis, as cores da sua região.

Município de bom índice de qualidade de vida, Escada tem uma cavalgada no mês de Abril e, em maio, celebra a sua emancipação política e são vários os festejos ligados à tradição católica do município que dedica festa a Santa Luzia, Santa Terezinha e Nossa Senhora da Conceição.

http://www.escada.pe.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100126059

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escada_(Pernambuco)

Texto escrito por: Severino Vicente da Silva

One Comment on “Escada

  1. Gostaria de saber um pouco mais desta cidade de onde veio mês bisavós…. Sítio das moças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *