Ribeirão

O município de Ribeirão faz limites com Cortês, Barreiros, Gamaleira. Interessante é que é quase equidistante de  Recife e Maceió, pois dista 87 Km da Capital pernambucana e 85Km de Maceió. Ribeirão está situada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco, sua principal fonte de riqueza é a cana-de-açúcar. Por ser localizada em terrenos de empresas particulares demorou expandir-se territorialmente, mas, graças às transformações econômicas, os senhores de engenho, terminaram  por atender aos anseios do povo da época, e cederam terras para as construções de vilas populares e casas particulares.

Já nos século XVII, havia, a mais ou menos 1Km do local onde hoje está situada a cidade, um engenho chamado Ribeirão, que se resumia em um aglomerado de casas de taipa ao lado de um riacho que possivelmente originou o nome da cidade. Existia uma capela no alto do morro dedicada a Santa Ana e, todos os anos eram realizados uma festa religiosa em sua homenagem. Com o decorrer do tempo, foi acontecendo o crescimento do local. A base de seu crescimento foi a cana-de-açúcar, o que levou à construção de uma Usina de Açúcar que se chamava Usina Pinto. Passado o tempo seu nome mudou para Usina Ribeirão. A referida Usina foi construída no local onde hoje está o prédio da Fiação e Tecelagem S/A. Com a Usina, veio grande desenvolvimento, foram construídas mais casas residenciais, uma nova igreja católica e a padroeira ainda continua a mesma “ Sant Ana”. Outro fator que favoreceu o crescimento da região foi a linha férrea para transportar a cana-de-açúcar, cortando toda a extensão da cidade.

Politicamente o Engenho Ribeirão pertencia, em 1895, ao município da Gameleira. Mas o que era um povoado cresceu, evoluiu e tornou-se Vila no ano de 1909, depois Distrito da cidade de Gamaleira e, finalmente, em 1928 cidade de Ribeirão. O município é formado pelos distritos sede, Aripibu e José Mariano e pelos povoados de Aglomerado Rural de Extensão Urbana, Usina Estreliana e José Lopes de Souza.

Fonte: COELHO, Gilberto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeir%C3%A3o_(Pernambuco)

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Texto escrito por Manuela Guedes Vicente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *