ÁGUA PRETA

Água Preta é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos Sede, Santa Terezinha e pelo povoado da Agrovila Liberal. Seu nome inicial era Rio Preto, originado de um rio situado a500 metrosda cidade, que tinha vários pontos com águas bastante escuras, surgindo daí o nome do município. O distrito da Água Preta foi criado em 10-11-1809, subordinado ao município de Rio Formoso, e,em1895, avila da Água Preta foi elevada a município.

Personagem famoso na liderança da Revolução Praieira, movimento de pequenos e médios proprietários contra o domínio dos Cavalcanti em Pernambuco, a capitão Pedro Ivo refugiou-se nas matas da Água Preta após a derrota em Recife e ali organizou a resistência através de guerrilhas antes de entregar-se às tropas legalistas.

Situada na bacia hidrográfica dos rios Uma e Serinhaém, de acordo com o censo, Água Preta tem uma população estimada em 33. 095 habitantes. No ano de 2011 a cidade sofreu com enchente do rio Una  A paróquia católica de São José da Agonia foi criada em 1809

Na economia O município dispõe de um pequeno comércio: supermercados, papelarias, lanchonetes, restaurantes, pousadas, padarias, produtos artesanais, comercialização de alimentos e variedades através da feira livre, além da atividade canavieira. Um importante momento da economia local, inclusive pela acolhida aos turistas que chegam para dela participar, é a vaquejada que ocorre no início de fevereiro no Parque Estácio Varjal.

No distrito de Santa Terezinha, a Usina Santa Terezinha, criada em 1926, foi desativada em 1988, passado a fornecer cana a usinas de Pernambuco e Alagoas.

Existe também associação de motoristas a AMTAP (associação de transportes alternativos Água Preta/Palmares), além das associações de mototaxistas: a Associação Aguapretana dos Mototaxistas (A.A.M), a Associação de Mototaxistas da Água Preta (AMOTAP) e a RENASCER, que acrescentam renda aos autônomos da cidade.

BIBLIOGRAFIA:

www.aguapreta.pe.gov.br

Texto escrito por: Manuela Guedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *