PRETINHA DE CONGO DE CARNE DE VACA

Carne de Vaca é uma das praias do litoral pernambucano, situada no município de Goiana. Faz parte do distrito Ponta de Pedras  e, por todas essas razões  tem importância especial na formação do povo e nação brasileiras. A Praia de Carne de Vaca é local de deságue dos rios Goiana e São Lourenço, também conhecido como Megaó; e deve ter sido por suas águas que as igaras, ou seja as canoas, dos Caeté e Potiguara subiam para chegar à planície onde hoje está localizada a cidade de Goiana. Atualmente lá existe um porto de balsas que fazem o transporte de pessoas para a Paraíba.

Praia que recebe turistas de vários pontos do nordeste, Carne de Vaca tem seu encanto próprio, especialmente na parte mais antiga da vila em torno da capela de Santana, recentemente agredida pela ação de ladrões que levaram duas de sua estatuária.

No final da década de 1970, a história de Carne de Vaca foi enriquecida com a transferência da dona Maria do Carmo da Silva, que morava no Baldo do Rio, em Goiana. Dona Carminha, como é conhecida, é filha de Antonio Manuel dos Santos, conhecido como Pirrixiu. Durante muitos anos, desde 1936 até a sua morte, em 1970, Prirrixiu comandou e organizou A Pretinha do Congo, grupo que foi fundado em 1930 por Manuel de Miguel em 1930. Após a morte de Pirrixiu, a Pretinha do Congo foi mantida conjuntamente por Dona Carminha e Pai Heleno, babalorixá famoso na cidade de Goiana. A forte personalidade de Heleno foi introduzindo aspectos artísticos novos, desenvolvidos a partir das danças e tradições do xangô, e foi se tornando um espetáculo com o qual Dona Carminha não concordava. E como a vida a fez mudar-se para Carne de Vaca, ele decidiu manter a tradição que recebeu de seu pai Antonio Pirrixiu, fazendo o bloco Pretinha de Congo de Carne de Vaca. Assim, o carnaval de Carne de Vaca, que é muito alegre, ficou mais alegre e enriquecido com a organização do Bloco Pretinha do Congo, que vem fazendo a história de Goiana desde 1930.

Bibliografia

SILVA, Severino Vicente da. Uma nação africana na Jurema da Mata Norte – Pretinha do congo de Goiana. Olinda: Assocoação Reviva, 2001.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Carne_de_Vaca

MICROALGAS DA PRAIA DE CARNE DE VACA – GOIANA -PERNAMBUCO, BRASIL*.Maria Jaciane de Almeida Campelo’,,Maria Luise Koening’,José Zanon de Oliveira Passavante. In http://www.passavante.pro.br/paper/14_15_2002_passavante.pdf

Texto escrito por: Severino Vicente da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *