BANDA MUSICAL 1º DE NOVEMBRO DE TIMBAUBA

   As bandas musicais são de importância para a população; nos carnavais, nas festas juninas e nas populares retretas feitas nas praças e nas festas religiosas, elas são a  atração principal e também muita popular entre os jovens e de todas as populares da cidade.

   A banda 1º de novembro foi fundada em 1º de novembro de 1920 e desde sua fundação até hoje ela vem alegrando toda a cidade, seu fundador foi mestre Amaro, grande músico e professor de música.

   Durante algumas décadas seu Luiz Vilar foi um dos músicos e professor da banda que orientou e deu continuidade a formação dos músicos.

   José Maria Gomes, popular e a mais de vinte anos tocando como percussionista da banda, lembra das retretas tocadas com fulgor e inspiração nas noites e dias de carnavais e de festas juninas, lembra de quando a banda tocou no Marco Zero em Recife e no Conservatório de música do Recife, ele também recorda que nas cidades vizinhas, como Ferreiros, Camutanga, Carpina, Goiana, Macaparana e dentre outras, tocaram nos carnavais e retretas.

   Como Banda, participaram de concursos de bandas e ganharam diversos prêmios. Seus principais toques musicais são: músicas clássicas, retretas, frevos e folias de carnavais e também MPB. Inclusive há registros em discos gravados pela Banda 1º de novembro.

   Nos carnavais de Timbaúba os músicos tocam o frevo e a batuta do Maestro rege todos os instrumentistas em sua deliciosa ordem, fazendo os mais tímidos foliões ensaiarem seus passos de frevo nas noites de Momo.

  A Banda 1° de novembro faz parte da memória da cidade de Timbaúba, é um dos seus monumentos da cultura da cidade.

Escrito pelo Especialista em história: Luiz Claudio Alves Farias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *